domingo, novembro 08, 2015

CARIANOS

Uma fotografia aérea do bairro Carianos, Florianópolis – SC, destacando-se o Aeroporto Hercílio Luz e o Estádio da Ressacada.
A sul da cidade de Florianópolis, na ilha de Santa Catarina, tão conhecida por Ilha da Magia, existe um bairro com o nome de Carianos, onde também se situa o Aeroporto Hercílio Luz e o estádio da Ressacada do clube Avaí.
O nome desse bairro – Carianos – sempre me causou muitas indagações sobre a sua origem. Uma vez que me tinha certificado não se tratar de nome indígena, adotado pelos europeus, dizia para mim: “que termo estranho os colonizadores açorianos inventaram!...”
Na net encontrei explicações surrealistas e divertidas para a denominação do bairro, como esta:
Carianos foi fundado em agosto de 1870, quando aportou no sul de Florianópolis um galeão repleto de cariocas, liderados por um vascaíno de nome Vasco da Gama. Nessa época o local era habitado por uma tribo de índios que, por andarem com a bunda de fora, foram chamados de “ânus” pelos cariocas. Os cariocas começaram a procriar com as nativas, gerando descendentes denominados de “cari-ânus”, cujo termo deu nome ao povoado de Carianos. (In desciclopedia.org).   
Claro que a explicação anterior não tem fundamento histórico, pois Vasco da Gama nunca aportou na ilha de Santa Catarina com um galeão de habitantes do Rio de Janeiro – cariocas – e também não há registro de tal tribo de índios “ânus”. Trata-se portanto de uma versão bem divertida, uma piada em que o imaginário brasileiro é bem pródigo...
O “Dicionário de Falares dos Açores: vocabulário regional de todas as ilhas dos Açores”, de J. M. Soares de Barcelos (Coimbra, Ed. Almedina, 2008, p. 156), esclarece que “cariano” é o mesmo que “diabrete”, que na ilha de São Jorge também é chamado de “cramelhano”.
Uma panorâmica do bairro Carianos, Florianópolis – SC.
Certamente, o bairro Carianos foi originariamente assim denominado pelos primeiros colonizadores açorianos, muitos pescadores, em grande maioria naturais da Ilha de S. Jorge, onde entre os profissionais da pesca é muito conhecida a lenda “NA NOITE DOS CARIANOS”, que se transcreve a seguir:
Há muitos anos atrás na ilha de S. Jorge, na noite dos carianos os pescadores recusavam-se a ir para o mar com medo das maldades que os carianos podiam fazer-lhes. Certo dia, 3 pescadores que moravam na Fajã de S. João, resolveram provar aos restantes pescadores da ilha que eram os mais corajosos e não se deixavam amedrontar por lendas e velhas superstições.
Na noite dos carianos, quando todos os habitantes da ilha estavam nas casas com as portas fechadas, os 3 amigos fizeram-se ao mar para tentarem a sua sorte. No entanto, apesar de o mar estar muito tranquilo parece que os peixes se tinham afastado para muito longe do barco, deixando os amigos muito tristes e com os anzóis vazios.
Com o passar do tempo, começou a clarear e os pescadores resolveram que era tempo de regressarem a terra. Um dos pescadores, mais brincalhão, resolveu tirar partido da situação e começou a lamentar-se por não ter apanhado nem peixe, nem sequer um cariano. Os outros pescadores riram-se da brincadeira e preparavam-se para regressar quando um deles sentiu um estranho movimento na linha. Pela luta que o peixe dava deveria ser bem grande e os amigos apressaram-se a ajudá-lo.
Quanto mais eles puxavam mais resistência encontravam e depois de uma grande luta, e de muita canseira, conseguiram, finalmente, puxar o peixe até à borda do barco e olhar para ele. Nessa ocasião, os 3 amigos ficaram completamente estupefactos a olharem para o enorme peixe que possuía uns olhos muito grandes e um par de chifres como se encarnasse a figura do próprio diabo.
Perante aquela pesca diabólica, os homens cortaram o arame e sem demora remaram para terra rezando e prometendo que nunca mais, em toda a sua vida, tornariam ao mar na noite dos carianos. (In “As Lendas no Imaginário Açoriano” de Avelino Santos e Lúcia Santos, Ilha Terceira/Açores, Ed. BLU, 2011, p. 93-94).
Não posso asseverar que na praia do sul da ilha de Santa Catarina, do povoado hoje denominado de Carianos, nas origens da colonização europeia, os pescadores açorianos ali radicados pegaram algum peixe chifrudo, contudo é certo e sabido que dentro das suas crenças e superstições herdadas das maresias atlânticas do canal de S. Jorge, em frente à Fajã de S. João, tinham muito temor e evitavam a pesca na noite dos carianos.
Um grande abraço do
Kabiá-Kabiaka.

Fajã de São João, ilha de S. Jorge, Açores, em 24 de julho de 2012.


Ermida da Fajã de São João, ilha de S. Jorge, Açores, em 24 de julho de 2012.

Cais da Fajã de São João, ilha de S. Jorge, Açores, em 24 de julho de 2012.

Na Fajã de São João aparecem sereias, além de carianos.