sexta-feira, setembro 07, 2007

ANIVERSÁRIOS

Um Aniversário Feito Esperança

Hoje é o 185º. aniversário da Independência do nosso Brasil. Digo nosso porque, apesar de eu ter a nacionalidade portuguesa, me sinto essencialmente um Lusíada e, como Guerra Junqueira e Fernando Pessoa, gosto de dizer que “a minha Pátria é a Língua Portuguesa” cuja obra literária maior é “Os Lusíadas” de Luís Vaz de Camões. E, sem dúvida, a maior obra sócio-político-geográfica dos povos Lusíadas foi o nosso Brasil, ao qual um escritor estrangeiro chamou em 1941 de “Um País do Futuro”.

Quis também a Divina Providência que eu nascesse neste dia, precisamente, há 54 anos. Porém, sou eternamente grato ao meu pai que entrou na igreja para me pôr o nome de Mário Orlando e, no momento decisivo de transmitir o nome ao padre, resolveu sentenciar que eu seria Lúcio Flávio, aliás, um nome muito mais brasileiro. Imaginem que no meio de toda essa criatividade e improvisação do meu Mais-Velho eu fosse chamado de “Setembrino do Sete de Setembro”, como já ouvi existirem alguns no Brasil, em homenagem ao dia do seu nascimento na maior data da “Pátria amada, idolatrada...” (trecho do hino brasileiro). Seria de “chorar em alemão”, como soe dizer-se aqui em Blumenau-SC.

Dois eventos recentes me deixam bastante esperançoso quanto ao futuro do país que me adotou como filho e onde, em retribuição, eu resolvi ter e criar dois filhos biológicos e três adotivos.

O ex-corredor de Fórmula 1 Nelson Piquet teve a sua habilitação de motorista comum apreendida e viu-se obrigado a fazer um curso de reciclagem em direção/condução defensiva, para ser reabilitado. Ele explicou à imprensa que em Brasília, onde ele mora, existe muita variabilidade dos limites de velocidade, às vezes numa mesma rua, o que induz o motorista ao erro de ultrapassar frequentemente a velocidade máxima especificada, porém assumiu humildemente os seus erros e acrescentou que precisava de “criar vergonha na cara”.

Ainda, na semana pretérita, saiu uma primeira condenação pelo Supremo Tribunal Federal dos políticos mensaleiros, ligados ao partido no poder, que montaram um esquemão de corrupção para se apropriar do erário público em benefício pessoal e partidário. Caso nunca visto na História do Brasil! É obra!...

Assim, posso ter esperança em dias melhores para o nosso Brasil, quiçá, até que ele se torne a breve prazo o “país do futuro”, como profetizou o escritor austríaco Stefen Zweig em 1941, quando viveu no Rio de Janeiro com a sua segunda mulher Lotte, para fugir das atrocidades ocorridas na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

A concluir, contudo, como diz o velho provérbio, “cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém”, por isso, é bom também atentar para as reflexões dos mais pessimistas: “Estamos tão no fundo do poço, em matéria de práticas políticas, que, mesmo diante de uma decisão histórica como a do Supremo Tribunal Federal, é duro acreditar que as coisas venham, mesmo, a mudar” (Roberto Pompeu de Toledo, in Veja, 4/9/2007).

Muda Brasil, MUDA!

Um Aniversário Feito Certeza

A data do nosso aniversário é o dia ideal para marcarmos encontro com os nossos maiores desafios de auto-superação pessoal.

É o dia ideal para o reencontro especial com a saga da nossa própria Vida.

É o dia ideal para descobrir as respostas para as grandes interrogações da nossa Vida.

É o dia ideal para romper mais uma fronteira no universo do autoconhecimento e verificar que este é mais vasto do que possam pensar as mentes vãs e comuns que muito injustamente nos costumam avaliar.

É o dia ideal para recordar quantas vezes já transformamos adversidades em vitórias, demos a “volta por cima”, indicando à nossa mente e espírito que, mais à frente, só poderá existir uma VIDA MAIOR E MELHOR...

Por tudo o que atrás escrevi, eu comprei no dia de hoje um livro com o título “O Líder do Seu Destino: respostas para a vida” e nele escrevi a seguinte dedicatória:

A você,
Meu melhor Amigo,
A quem mais estimo,
A quem dedico o melhor do meu respeito.
Nesta fase tão difícil de uma vida
Que brilhantemente completa mais um ano
De porfia,
Luta abnegada,
Pautada por crenças e valores superiores,
Pelo Grande Espírito abençoados...
A você,
Dedico esta obra inspiradora,
Regeneradora,
De um novo Recomeço,
De uma nova Sina...
A você, meu melhor Amigo,
Que abaixo se assina:
Lúcio Flávio da Silveira Matos.
Blumenau, 07 de setembro de 2007.


PS. Há um provérbio que diz: “setembro, ou seca as fontes ou leva as pontes”. Como no setembro em que eu nasci, no planalto do Huambo-Angola, já tinha passado a estação do Cacimbo e as fontes não estavam mais secas, no início da estação das Chuvas, então, só podem jorrar de mim águas caudalosas que exigem a construção de sólidas pontes, para não serem arrastadas na minha correnteza da Vida para o Oceano Infinito...

Um grande abraço do Kabiá-Kabiaka.