quarta-feira, setembro 19, 2007

DESTINO DO BRASIL

Certamente, todos já topamos em alguma ocasião com um pensamento que diz, mais ou menos, o seguinte: semeia um pensamento, colherás uma palavra; semeia uma palavra, colherás uma ação; semeia uma ação, colherás um hábito; semeia um hábito, colherás um caráter; semeia um caráter, colherás um destino. Efetivamente, em primeira instância, os nossos pensamentos determinam quem nós somos... “Nós somos o que pensamos”, dizia Buddha.

Vivemos aqui, no nosso mui amado Brasil, no meio da gritaria contra a impunidade da grande quantidade de políticos corruptos, que têm sido flagrados na apropriação do erário público em seu benefício pessoal e dos seus grupos de influência. Aliás, este é um mal que grassa, em menor ou maior grau, em todos os países lusíadas. Ainda, hoje, disse para os meus alunos do sétimo semestre de engenharia civil que eles deveriam se revoltar mais contra certos “pequenos” hábitos que eles mesmos praticam ou desculpam e não contra os hábitos dos políticos que nos (des)governam. Isto porque esses políticos são o resultado e não a causa do que nós mesmos somos. Eles são os frutos e não a árvore. A qualidade dos políticos que governam uma nação é fruto da cultura do povo – a árvore – que os apóia e elege. Jesus disse que “a árvore má não pode produzir bons frutos, assim como a árvore boa não produz maus frutos”. Realmente, como sempre acreditei, “cada povo tem o governo que merece”.

Assim, para aperfeiçoar o governo e o destino de um país, então, deve haver um crescimento do seu povo em termos de cultura, educação e conhecimento, pois como disse Confúcio a respeito dum seu discípulo muito afeito a hábitos pouco corretos: “madeira podre não pode ser esculpida, uma parede de esterco não pode ser caiada”. (Anacletos 5:10).

Em suma, se queremos mudar o governo do país em que vivemos, vamos dar melhores exemplos de ética e cidadania e iniciemos um novo movimento de idéias que resultem em novas visões da realidade, traduzidas em palavras, ações, hábitos e caráter individual e coletivo.
.
Um grande abraço do Kabiá-Kabiaka.